Programa de Carreira do Trader

Planejamento
Operar o ativo mais difícil do planeta exige muito planejamento. Aprender análise gráfica, escolher o Price Action como técnica principal, ter dinheiro na conta, nada disso adianta sem um bom plano operacional.

Essa é apenas a ponta do iceberg. Toda a parte submersa é o Gerenciamento de Risco. Criamos o PCT (Programa de Carreira do Trader) para servir como um grande guia. A partir dele, a sua carreira já inicia com uma direção consciente, objetiva e com regras de riscos bem definidas. Pois no início, o foco principal é o aprendizado e a sobrevivência. Com o passar das fases, o dinheiro se torna consequência.

Estamos trabalhando em um mercado alavancado, de altíssimo risco. O único caminho para se tornar um trader profissional é aprender e praticar o gerenciamento de risco.

Como funciona
Abaixo temos uma tabela com as fases operacionais. As regras de cada fase se baseia no capital. No exemplo abaixo, o trader começa com 1.000 reais na conta. Com isso, ele pode operar de 1 a 2 contratos, com um máximo de risco diário (MRD) de 200 reais e assim por diante.

Ele passa de fase a medida que alcança a MF (Meta da Fase Operacional). Pode ser em 10 pregões ou 30, não importa o tempo, durante todo esse período, o trader está aprendendo e disciplinando a sua mente. É justamente esse comportamento que precisamos criar.

Construir uma estrutura mental adequada ao risco é o segredo da nossa profissão. Caso atinja o MRM (Máximo de Risco Mensal) o trader volta 1 fase e a refaz.

Pós MF
Na tabela apresentada no vídeo, temos um plano ao atingirmos a MF (meta da fase operacional). Consiste em uma orientação do que fazer com o dinheiro. Essa estrutura foi criada pelo Felipe e é utilizada exatamente como o exemplo.

Perceba que ao atingir a MF da fase 01, o trader alcançou 1.620 reais de lucro. Logo, ele desconta o IR (20% para day trade) e, a partir desse valor, ele se paga 20% como uma taxa de performance. Chega-se ao lucro líquido que, somado ao patrimônio, temos o saldo.

Os dividendos são pagos a sua própria empresa (a você mesmo, caso não seja uma empresa). O saldo final é o capital da próxima fase.

Capital Inicial
Você pode estar se perguntando, consigo operar com menos de 1.000 reais? Sim. As margens para se operar 1 contrato variam de 10 a 25 reais, dependendo da corretora. A questão é criar uma estrutura mental que o leve a consistência.

O mercado já é alavancado por natureza, não entre na onda de operar de um tamanho que você não se sinta confortável por ser stopado. Nosso cálculo inicial é de aproximadamente 500 reais por contrato. Essa estrutura de fases operacionais respeitam regras e condições conforme o capital inicial. Você pode alterá-lo na sua plataforma (app.flodcap.com). Ao mudar o capital inicial, todas as diretrizes de risco são calculadas e atualizadas.

últimas publicações